Que todos sonhamos em ter um corpo escultural, digno de capa de revista não é novidade nenhuma. E na busca incessante de emagrecer, dezenas de dietas e regimes surgiram ao longo dos anos. Quem não lembra da “dieta da sopa”, “dieta do ovo”, “dieta do tipo sanguíneo”? E com o avanço das redes sociais muitas novas dietas foram surgindo, hoje vamos falar sobre a “low carb”.
Low carb quer dizer ‘baixo carboidrato’ (e não ZERO carboidrato como na dieta cetogênica como muitos pensam). Numa alimentação comum, consumimos em torno de 200 a 300 gramas de carboidratos diários, o que gira por volta de 50% do total de nossa alimentação. A low carb propõe que se baixe essa quantia para algo entre 50 e 150 gramas(30% das calorias diárias). Como fazer isso? Substituindo alimentos com alto teor de carboidratos refinados como pães, massas, arroz, refrigerantes, biscoitos e outros produtos industrializados por outros alimentos com carboidratos complexos: como legumes, verduras, pães feitos com farinhas de castanha, amendoim e outras sementes.
A low carb tem como frase principal: “desembrulhe menos e descasque mais”. Como todos sabemos, alimentos industrializados e processados além de contribuir no ganho de peso, podem ocasionar diversos males e doenças à curto e longo prazo. Então mesmo que você não seja um adepto à low carb, diminuir o consumo desses produtos pode contribuir e muito à sua saúde.
Mas e as frutas? Podem ser consumidas na low carb? Depende. Como dito anteriormente, a low carb mantém um baixo nível de carboidratos ao longo do dia. Se você conseguir adicionar uma porção de frutas e se manter dentre o percentual de carboidratos diários, não há problema algum. As frutas devem sempre ser consumidas preferencialmente com a casca, e nunca em formato de suco, já que quando feitas em suco, todas as fibras existentes são retiradas e é mantido apenas o açúcar das frutas. O que pode ter um efeito inverso se você está numa dieta para emagrecimento.
Alimentos que podem ser consumidos livremente na low carb:
◾Legumes
◾Verduras
◾Leite, queijos e derivados (desde que não tenham um alto nível de gordura)
◾Peixes, carnes e frango (dê preferência aos cortes magros)
◾Café e chás sem açúcar
◾Sementes diversas como chia, linhaça, gergelim, abóbora etc.
◾Ovos