Sol, verão, uma boa praia ou uma piscina para se refrescar não é mesmo uma boa ideia? Mas nem sempre temos tempo ou dinheiro suficiente para aproveitar essa época. E por mais que o ar condicionado hoje em dia esteja presente em boa parte dos lares brasileiros, não é por isso que devemos mantê-los ligados o tempo todo.

Foto: TOrange

Para não cozinharmos dentro de casa e amenizar um pouco o calor, separamos algumas boas ideias que podem lhe auxiliar a ficar mais confortável nessa época do ano, mesmo sem ar condicionado. Confira:

 

Mantenha as janelas e portas fechadas o maior tempo possível.

Parece algo ilógico não é mesmo? Mas durante a noite os ambientes são resfriados com a brisa noturna, aumentando a sua temperatura à medida que o dia passa. Manter as janelas (e cortinas) fechadas durante o dia faz com que a troca de calor entre o ambiente interno e externo seja menor, aumentando assim o tempo em que o ambiente fica mais fresco.

Foto: Pixabay

Troque seus tapetes, cortinas e forros de sofá por opções mais leves.

Tecidos mais grossos como jaquard, lã, veludo ou couro absorvem o calor com isso aumentando ainda mais a temperatura dos ambientes. No verão prefira tecidos mais leves como algodão, cetim ou viscose. Dê preferência também à cores mais claras pelo mesmo motivo.

Foto: Pixabay

Espalhe bacias com água e gelo pela casa.

Com o calor a água evapora rapidamente, deixando o ar mais úmido e mais agradável para respirar. Mas não esqueça de trocar a água todos os dias para não ter um criadouro de mosquitos particular dentro de casa.

Foto: VIX

Uma boa alternativa para as bacias de água, são as fontes que podem ser compradas em lojas especializadas ou pela internet. Além de serem mais bonitas e elegantes, elas não criam insetos pela constante movimentação da água e trazem uma sensação de conforto e relaxamento com o ruído das águas.

Foto: Divulgação

 

Crie plantas.

As plantas absorvem a água e como elas também respiram pelo processo de fotossíntese, liberam o excesso de água pelas folhas. Fazendo com que o ambiente fique mais fresco. Espalhe alguns vasos pela casa ou crie uma urban jungle num cantinho específico.

Foto: Pedro Sandrini

Só não esqueça que cada planta requere um cuidado especial, como mais/menos luz, mais/menos água. Antes de comprar observe bem o local que você planeja tê-las e compre-as de acordo à isso.

Espero que essas dicas possam te ajudar a ter um lar mais fresco e muito mais econômico. Afinal por que não unir o útil ao agradável não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *