Mais um ano se passou e ainda não podemos aproveitar todas as maravilhas que as festas juninas e julinas oferecem devido à pandemia. Mas não poder ir dançar uma quadrilha, pular uma fogueira não nos impedem de encontrar em muitos lugares as deliciosas comidas típicas dessa época do ano. Por isso separamos algumas dicas para aproveitar essas delícias sem peso na consciência depois.

 

  • Sempre dê preferência às comidas naturais e fuja o quanto puder das frituras. Como muitas vezes o óleo usado é reutilizado diversas vezes, isso aumenta a quantidade de gorduras trans (aquelas que causam problemas cardio-vasculares).

 

  • Os produtos derivados do milho, como pamonhas, bolos de fubá, e milhos cozidos podem ser comidos, desde que em pequenas quantidades. O milho cozido principalmente é rico em fibras o que ajuda no funcionamento do intestino.
  • Evite a ingestão de embutidos (o famoso cachorro-quente) e prefira um espetinho de carne ou sanduíche com carne desfiada. Eles são menos calóricos e mais saudáveis.
  • Se tiver como opção. troque o amendoim pelas castanhas. Elas possuem menos calorias e ômega 3, que auxilia o coração.

 

  • Fuja das paçocas, canjicas, arroz-doce. Esses alimentos são deliciosos, mas verdadeiros vilões para quem está de dieta. Eles possuem em média 400 calorias por porção!
  • Se você mora no sul do país, evite o quentão. Apesar de ajudar a aquecer as noites frias, ele é feito com grandes quantidades de açúcar, além de já possuir um alto valor calórico por causa do vinho.
  • O pinhão está permitido, mas lembre-se de comer em pequenas quantidades e mastigar bastante pois ele é um alimento de difícil digestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *