Entra ano e sai ano e é sempre a mesma coisa: no fim do inverno, comecinho de primavera, passamos a nos preocupar mais com a nossa forma física e já pensar naquele corpo perfeito para o verão. Mas verdade seja dita: um corpo escultural digno de capa de revista não se consegue da noite para o dia.
O que podemos fazer nesses poucos meses que restam até a estação mais quente do ano é começar uma dieta mais saudável e criar hábitos para pelo menos diminuir o inchaço causado pela retenção de líquidos e perder alguns quilinhos indesejáveis (não todos).
Conheça sete dicas que vão te ajudar a conseguir emagrecer e perder peso até a estação mais quente do ano e arrasar nas praias:
1- Escolha pequenas metas
A primeira decisão a ser tomada é estabelecer pequenas metas para serem alcançadas em pouco tempo, como, por exemplo, perder poucos quilos por mês. Assim é mais fácil manter a determinação para alcançar uma meta maior em longo prazo.
2- Beba bastante água
Por vezes, o organismo desidratado confunde o estímulo da sede com fome, o que resulta em deslizes, como beliscar entre as refeições. Uma ingestão hídrica de 1,5 litros a 2 litros é recomendada para manter o corpo hidratado diariamente.
3- Consuma alimentos que controlam a fome
Cereais, como aveia e gérmen de trigo, possuem grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis, promovendo saciedade por mais tempo. Eles também auxiliam o trânsito intestinal, diminuindo a sensação de inchaço e, consequentemente, contribuindo para o emagrecimento.
4- Descanse bem
Tenha um período reservado também para o descanso. Uma boa noite de sono é fundamental para equilibrar alguns hormônios que controlam nosso metabolismo.
5- Mexa-se
Para começar, procure incluir atividades físicas simples no seu dia a dia, como caminhar, andar de bicicleta e dançar. Três vezes por semana já é uma frequência saudável.
6- Mate a ansiedade com a comida certa
O comportamento alimentar está diretamente relacionado ao cérebro e ao sistema nervoso. A ansiedade é uma das situações que elevam a produção de cortisol, o hormônio do estresse, responsável por desencadear sensações de mal estar, além de contribuir para o acúmulo de gordura corporal. Alimentos, como cereais integrais e castanhas, carnes e peixes, frutas cítricas, leite derivados e chocolate amargo, são ótimas opções para aumentar a sensação de bem-estar e de relaxamento.
7- Não sabote sua dieta
Ao comer na rua, evite restaurantes que têm refeições muito calóricas. Em restaurantes por quilo, passe primeiro por todas as opções antes de escolher os alimentos. Nunca vá ao supermercado com fome. Aprenda a ler rótulos, para conhecer o que está comendo e fazer melhores escolhas. Evite fazer atividade física sem se alimentar. Isso fará você não ter energia suficiente para o cumprimento da atividade, e consequentemente será mais difícil controlar o apetite depois.