No corre-corre do dia a dia muitas vezes não nos sobra tempo para ir na manicure. E ninguém merece ficar com as unhas descascadas. Confira oito dicas para você desfilar sempre com as unhas perfeitas.
- Dê sempre um intervalo de pelo menos 24 horas entre uma pintura e outra. Pintar sempre sem dar tempo para as unhas respirarem pode causar manchas, quebras e torná-las mais fracas. Antes de pintar passe um óleo para que o esmalte não as prejudique, e retire o excesso com um algodão.
- Esmaltes que estavam guardados e que apresentam um fundo esbranquiçado não devem ser utilizados. Esse fundo significa que as substâncias estão se deteriorando e usá-lo pode danificar as suas unhas. Esmaltes (mesmo os abertos) possuem um período de validade de 3 anos, desde que bem protegidos do sol e do calor.
- Assim como temos hidratantes específicos para todas as partes do corpo, temos um especialmente criado para as unhas. Procure na farmácia mais próxima e passe nas unhas com a mesma frequência que você usa o seu hidratante corporal.
- Sabe aquelas bolinhas chatas que aparecem às vezes logo depois que acabamos de pintar? Elas são um sinal de que o produto começou a endurecer. Antes de usar o esmalte agite vigorosamente para garantir uma maior uniformidade do produto.
- Evite o uso da acetona. Por ser um solvente muito forte, ela retira a umidade e a camada protetora das unhas deixando-as mais fracas e quebradiças. Hoje em dia já temos no mercado dezenas de produtos para retirar o esmalte sem o uso de acetona.
- Tenha a mão sempre o seu próprio kit manicure. Dessa forma você evita a contaminação de diversos tipos de doenças, dentre elas as Hepatites C e B. Antes de usá-lo embeba uma gase com álcool 70% encontrado nas farmácias e limpe bem o seu equipamento.
- Se você é como eu que adora tons escuros de esmalte, você sabe como as unhas ficam amareladas quando pintamos elas sem nenhum intervalo. Para retirar esse tom amarelado, faça uma solução de uma colher de bicarbonato de sódio, uma colher de sal e água morna e deixe as unhas embebidas nessa mistura por alguns minutos.
- Você tem aquele esmalte favorito que ainda está na validade mas endureceu? Não tem problema. Muitas farmácias vendem óleos especialmente desenvolvidos como solventes para esses casos. Evite usar óleos não especificados para fazer isso pois eles podem alterar a concentração do esmalte e fazer com você perca o produto.