Inflação alta, dólar nas alturas e uma crise econômica que parece ter vindo para ficar. Quando não podemos aumentar a nossa renda, economizar é a nossa única saída. Mas muitos dos nossos pequenos gastos do dia-a-dia são totalmente dispensáveis e basta economizar nas pequenas coisas para fazer uma diferença enorme no final do mês.

Confira algumas mudanças diárias que podem resultar numa folga enorme no orçamento:

 

Anote todas as suas despesas.

Desde o cafezinho no fim do almoço até a passadinha na lojinha da esquina. Ao final de 30 dias faça uma análise de tudo o que você gastou. Com certeza você irá perceber que muitas coisas desnecessárias podem ser cortadas e ajudar no orçamento.

Valorize mais as refeições em casa.

Muitas vezes é difícil resistir à tentação. Mas aprenda a evitar os restaurantes, os cafés-da-manhã na padaria e os domingões nas churrascarias. Acredite: a alimentação fora de casa é uma super-vilã no orçamento doméstico. Reserve as refeições fora de casa para momentos e datas especiais. A economia vai valer a pena.

Invista nas promoções e pesquise.

Pesquise preços em lojas, sites, espere a melhor hora para comprar. Nunca compre na primeira loja em que entrar e fique de olho nas datas especiais, elas sempre têm os melhores preços e as melhores oportunidades. Mas cuidado! Não compre por impulso apenas porque o preço está convidativo. Pense se o item em questão realmente é necessário.

Faça lista de compras.

Entrar num supermercado sem uma lista específica do que devemos comprar é certeza de levarmos itens supérfluos. E uma dica importante: nunca vá ao supermercado com fome. Dezenas de estudos apontam que as pessoas tendem a gastar mais quando estão com fome, principalmente em itens como bolachas, comidas semi-prontas e guloseimas.

Deixe o carro em casa.

Sempre que puder use outros meios de transporte: bicicleta, ônibus, metrô ou até mesmo uma carona combinada para ir ao trabalho ou à alguma festa. Além de contribuir para a redução na poluição, você diminui as despesas com combustível, desgaste no veículo e estacionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *