Imagine isso: você começa a assistir uma novela, com protagonistas encantadores, o casal principal da trama se enamora, vão passando os capítulos e você está esperando aquele primeiro beijo, aquele tão sonhado, que vai selar o amor deles para sempre. Mas começam a correr os capítulos, 5,15,35,40 capítulos ou mais e nada do beijo rolar? Pois é, isso acontece e muito nas novelas turcas. E muitas vezes a novela tem mais de 300 capítulos (como é o caso de Adini Sen Koy) e ela acaba, mas o beijo NUNCA acontece. Mas você já se perguntou por que nas novelas turcas eles não se beijam?
Adini Sen Koy (2018) |
Para entender um pouco o porquê disso, temos que entender um pouquinho sobre a Turquia e suas tradições. Tendo em sua população uma grande maioria muçulmana, muitos de seus costumes e regras são ancestrais. O namoro e o noivado são levados muito à sério, tanto nas regiões mais afastadas como nos grandes centros. Demonstrações de carinho em público não são proibidas, porém não são vistas com bons olhos (um beijinho no rosto é o máximo que você pode dar na Turquia se não quiser o povo te olhando com cara feia). Sexo para a grande maioria dos turcos (não todos, não vamos generalizar) é algo que deve ser feito apenas após o casamento, mas se acontecer antes, é de responsabilidade do homem casar-se com a mulher, já que a “honra” de uma mulher, leia-se virgindade, é algo muito importante.
Foto: Fatih Sağlambilen |
Além disso a Turquia é internacionalmente conhecida por sua rigidez com todos os meios de comunicação e jornalistas. O governo controla a maior parte do que é, ou pode ser veiculado seja na televisão, cinemas ou através da Internet. Caso eles encontrem algo que não se enquadre ou que eles achem agressivo, diversos meios de punição são tomados, desde multas até mesmo podendo chegar a prisão dos divulgadores.
São proibidos de ser veiculados qualquer tipo de programa que contenha nudez, consumo de álcool, drogas, violência (sangue) e fumo. Algumas cenas até podem ser exibidas, mas devem ser borradas(álcool e sangue). Segundo o governo para não incentivar a prática ou o consumo.
Cena em Istanbullu Gelin com as taças de vinho “borradas”. |
No caso de beijos ou cenas de sexo, as emissoras que decidem transmiti-las pagam uma multa, dependendo do quão “grave” são essas cenas. Muitas emissoras não-estatais como é o caso da ATV, KanalD, Fox, Show e StarTV decidem transmitir essas cenas e pagar as respectivas multas para, digamos assim, agradar a sua audiência, especialmente a internacional. Canais do governo já não fazem isso, eles seguem à risca às regras do governo, e mantém seus programas o mais “inocentes” possível. Nesses canais governamentais estão incluídos TRT e Kanal7.
Portanto se você está acostumado(a) a assistir programas latinos ou americanos, onde as cenas de sexo e os beijos são os mais picantes possíveis, não espere encontrar isso nos programas turcos. Talvez nos canais privados você possa até ter a sorte de ver seu casal dando alguns beijos, mas eles serão bem castos, breves e a tão sonhada “primeira vez” terá no máximo alguém tirando a parte de cima da roupa e deitando-se em algum local (corta pro dia seguinte o casal acordando junto).
No meu caso, pessoalmente, como sou extremamente romântica, prefiro assim. Como os beijos são mais escassos, isso força os escritores à usarem a imaginação para poderem demonstrar o sentimento entre os casais. Então as cenas mais românticas, como beijos na testa, no rosto, abraços, etc, são muito mais bem escritas, tem muito mais realismo. E convenhamos, num mundo onde o amor e as demonstrações de carinho estão cada vez mais relacionados ao sexo é tão bom assistir algo onde a pureza e a inocência ainda prevalecem.
Boa noite, gostei do seu resumo sobre as series turcas, com certeza tem mais romantismo, carinho, afeto, enfim passa verdade para nos telespectadores, eu assisto essas dizis(séries turcas a um tempo e vejo assim também como você escreveu. Porém entrando em outro detalhe tem séries com cenas pesadas de agressões, tiros, sequestros… e maus tratos contra a mulher e geralmente no casal principal, são cenas que discordo nas séries, pois ignoram é censuram algumas coisas mais liberam outras, por exemplo: hercai, yemim, emanet, fatmagul… sei que eles tem sua tradição e costumes mais que ainda existe diferença entre homens e mulheres não se pode negar.
Boa noite e muito obrigado por compartilhar suas ideias.
Adoro as séries turcas mas tem vários coisas que não mim agrada,1° a gente não acha a série no português ou pelo menos legendado,2° fica esperando o grande beijo e nunca acontece e 3° pelo menos a parte de levar a companheira para o na lua de mel mas nada disso acontece podia melhorar um pouco.
Assisti a série “Intersectiom”, com Ibrahim Celikkol e fiquei muito ligada. As mulheres são lindas e trabalham bem, os homens, muito bonitos e também trabalham bem. Bom desempenho do Ali Nejat e do velho Tarik. O menino Kaan, muito expressivo, com perguntas de bastante profundidade. Bem apresentada a beleza da cidade, Istambul. No desenrolar, há muitos pensamentos profundos, situações que nos fazem pensar. Mas há algumas situações muito improváveis. o ex-marido da Feija, Enver, aparenta ter 60 anos e sua irmã, 20 anos, sendo filhos do mesmo pai e mesma mãe. A Naz, sai do hospital onde passou por procedimento por causa de um aborto e é levada a passear todo o dia pelo Ali Nejat. Nenhuma mulher que passou por isso, sairia a passear. A casa do Ali Nejar, toda transparente, sem segurança. Gente rica, sem empregados! O Ali Nejat se declarava para a Naz o tempo todo, de repente passa a se declarar para a moça que volta do passado. As pessoas esperam beijos mais ardentes, nas cenas românticas, mas nunca acontecem. A Morte da Naz foi chocante. E a partir daí, a série ficou sem graça, nos fazendo desacreditar dos afetos humanos.
Eu adoro a novela Turca Pássaro madrugador,mas é uma desilusão ver os episódios passarem uns atrás dos e o ator principal Can e a atriz Sanem não desenvolvem a sua relação.
Nem parece um romance é muito estranho.
Eu sou muito romântica e estou habituada às novelas Portuguesas e Brasileiras onde os beijos quentes e o sexo mesmo que ensenado é uma coisa super normal.