Uma das primeiras novelas turcas que assisti foi “Fatmagül’ün Suçu Ne?”. Lembro que isso foi lá em 2017, há muito tempo atrás. Eu tinha enjoado um pouco das novelas latinas e queria conhecer novas tramas, novos enredos e navegando pelos mares do Youtube encontrei ela legendada em espanhol, com o título “Que culpa tiene Fatmagul?”. Eu fiquei cativada pela beleza dos atores nas primeiras cenas. Não sabia sobre o que seria o enredo, mas confesso que beleza é uma das coisas que me atraem nos protagonistas (sim, sou dessas), creio que uma novela com atores e atrizes atraentes fazem com que nos sintamos mais compelidos a permanecer assistindo até o fim (embora eu saiba que isso é errado, mas fazer o que né? sou humana).

Sobre o enredo

Fatmagül’ün Suçu Ne? é uma série de televisão turca de 2010, protagonizada por Beren Saat e Engin Akyürek. Foi produzida pela Ay Yapım e exibida no Kanal D, no período de 16 de setembro de 2010 a 21 de junho de 2012. Ela é uma adaptação da novela homônima de Vedat Türkali, dirigida por Hilal Saral e adaptada por Ece Yörenç e Melek Gençoğlu.

A trama conta a história de Fatmagul (Beren Saat), uma moça simples que está comprometida com Mustafa (Fırat Çelik), mas que em uma noite tem todos os seus planos e sua vida destruída. Ela é estuprada por quatro jovens que haviam acabado de sair da festa de noivado de um deles. Bêbados e drogados, eles a estupram na praia e a deixam ali. Por ter desmaiado durante o ato, ela não consegue lembrar se todos eles participaram nisso ou não. Por não ser mais “honrada” ela é desprezada pelo seu noivo e pela família dele, vendo-se assim obrigada a casar com um de seus agressores, Kerim (Engin Akyürek), numa trama orquestrada por sua cunhada, Mukaddes (Esra Dermancıoğlu) e pelo pai de dois de seus agressores para que assim ela retire a queixa do estupro.

 

Detalhes e spoilers

Agora vamos falar um pouco sobre a novela, seu enredo e minhas opiniões. Contém MUITOS SPOILERS, portanto se ler spoilers tira sua vontade de assistir, pare por aqui e delicie-se com a novela. Você pode encontrá-la no Youtube facilmente em vários idiomas, inclusive dublada em português, com o nome de “Fatmagul, a força do amor”, já que ela foi exibida no Brasil em 2016 pela Band.

Como eu disse no início do post, Fatmagul foi a primeira novela turca que assisti e ela me cativou pela riqueza nos detalhes, a ótima interpretação dos atores e a química magnífica entre o casal protagonista. Beren Saat e Engin Akyürek trocam apenas algumas cenas no primeiro episódio, mas me conquistaram assim mesmo. A realidade da cena do estupro é algo que me chama atenção até hoje.

Atualmente sei de todas as regras que existem na televisão turca (leia mais aqui) e confesso que ainda me surpreendo como uma passagem dessas pode ser aprovada. Se você tem estômago fraco para essas coisas, aconselho a pular essa cena, porque é forte.

Depois do casamento a história passa a ser um delicioso slow-burn, do tipo “do ódio à amizade ao amor”. Kerim se sente culpado por haver destruído completamente a vida de uma pessoa inocente e não consegue lembrar se também abusou de Fatmagul ou não. Já ela se transforma em uma mulher desconfiada, que não suporta nem mesmo olhar para Kerim e tenta de todas as formas esquecer o seu antigo amor Mustafa.

Com o passar do tempo, um amor que muitos achariam impossível começa a surgir entre eles, com muitas cenas românticas e várias reviravoltas durante os episódios. Uma das minhas favoritas é quando Kerim decide se entregar à polícia e revelar todos os fatos daquela noite. Provando assim para a Fatmagul o quanto ele estava arrependido e o quanto é importante para ele que ela o perdoe e encontre paz.

Minha opinião:

Eu particularmente amei essa novela, porque não é uma história básica, onde o mocinho é sempre bonzinho e o vilão já é definido nos primeiros capítulos. Aqui vemos o mocinho se transformar num quase psicopata, o homem que deveria ser o vilão ser uma das pessoas mais doces da trama e entendemos mais como um abuso pode mudar para sempre a vida e a mentalidade de uma pessoa. Sem contar com a ótima atuação dos atores nos núcleos secundários da novela, o que faz com que a gente não queira pular algumas cenas e se concentrar apenas nos protagonistas.

Para quem está começando no universo das novelas turcas é uma ótima pedida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *