Consumir alimentos saudáveis cada vez mais passou de uma escolha, para uma necessidade. Por isso o consumo de frutas, legumes e outros alimentos frescos têm sido mais e mais presentes na rotina dos brasileiros. No entanto, agrotóxicos, alimentos mal acondicionados, produtos com embalagem duvidosa, fora da validade, etc, são fatores que podem nos prejudicar na hora das compras, causando até mesmo uma intoxicação alimentar.
Deixamos aqui 14 práticas que podem lhe auxiliar a manter os seus alimentos frescos e saudáveis.
1. Escolha a fonte do que você consome.
Comer alimentos cultivados localmente está se tornando mais popular, mas isso não significa necessariamente que seja mais seguro do que os produtos do supermercado.
Só porque você o cultiva em uma fazenda na rua, não o torna mais seguro ou pior do que qualquer outro produto que você obtém.
Os alimentos cultivados localmente estão praticamente no mesmo nível do que você encontraria em um supermercado, em termos de segurança alimentar. Claro, existem outras razões para comprar e comer localmente.
Nas feiras, você pode ter a chance de conhecer e conversar com as pessoas que produzem seus alimentos e saber mais como ele chega até você.
2. Faça uma rota no supermercado.
Não cruze os corredores da loja sem rumo. Reúna os itens não perecíveis primeiro e os produtos frescos ou congelados por último. Essa estratégia minimiza o tempo que os produtos perecíveis ficam em seu carrinho de compras em vez de estarem em um freezer ou geladeira.
3. Seja exigente.
Selecione produtos frescos que não estejam machucados ou danificados. Verifique se os ovos não estão rachados. Procure um balcão de carne ou peixe limpo e uma verdureira limpa. Não compre latas amassadas ou enferrujadas, nem potes rachados ou com tampas soltas ou protuberantes. Se produtos frescos (como parte de uma melancia ou mix de saladas) estiverem na sua lista de compras, escolha aqueles que são refrigerados ou acondicionados no gelo.
4. Embale tudo, cada qual em seu lugar.
Na mercearia, embale frutas e vegetais frescos separadamente de carnes, aves e frutos do mar.
Se levar mais de uma hora para levar esses itens para casa, traga uma caixa de isopor com gelo para manter itens congelados ou perecíveis refrigerados.
Sem isopor em casa? Se estiver quente lá fora, coloque as compras na área de passageiros com ar-condicionado do seu carro ligado em vez de colocá-las no porta-malas.
5. Mantenha sua cozinha limpa.
Lave suas tábuas de corte, bancadas, geladeira, panelas e utensílios regularmente em água quente e sabão, especialmente depois de entrar em contato com carne crua, aves e frutos do mar.
6. Verifique suas tábuas de corte.
Eles não devem ter muitas rachaduras e fendas onde as bactérias podem se esconder.
7. Higienize.
É recomendado higienizar periodicamente suas tábuas de corte, bancadas e ralo da pia da cozinha, com uma mistura caseira de uma colher de chá de água sanitária para um litro de água.
Esponjas e panos de prato podem abrigar bactérias, então lave-os semanalmente em água quente.
8. Armazene seus alimentos adequadamente.
Ao chegar das compras, refrigere itens congelados e perecíveis o mais rápido possível.
Não armazene alimentos perto de produtos químicos ou produtos de limpeza. Alguns produtos – como cebolas e batatas – não precisam ir à geladeira, mas não os coloque embaixo da pia, onde podem ser danificados por canos com vazamento.
9. Verifique a temperatura do refrigerador e do freezer.
Defina a temperatura da geladeira para algo entre 4 e 5 graus Celsius, defina o freezer para algo entre -14 °C e -25°C.
Use um termômetro de geladeira para verificar essas temperaturas periodicamente.
10. Lave as mãos.
Antes de manusear os alimentos, ensaboe as mãos com sabão e água quente, lavando-as por pelo menos 20 segundos. Repita depois de manusear produtos, carnes, aves, frutos do mar ou ovos
11. Lave frutas e legumes em água corrente.
Uma pequena escova pode ajudar, mas não use sabão ou outros detergentes para lavar os produtos.
Após limpos, coloque-os em uma solução de duas colheres de sopa de água sanitária para cada litro de água. Caso queira pode trocar a água sanitária por meio copo de vinagre de álcool. Deixe-os de molho por 10 minutos e enxágue-os bem em água corrente antes do consumo.
12. Descongele os alimentos na geladeira, não na bancada da pia.
Pode demorar mais, mas é muito mais seguro.
13. Cozinhe bem os alimentos.
Use um termômetro de carne para garantir que a carne esteja totalmente cozida. Nunca coloque carnes cozidas em pratos ou travessas não lavadas que tenham entrado em contato com carne crua.
14. Armazene as sobras com segurança.
Refrigere as sobras em recipientes fechados de preferência de vidro, o mais rápido possível e use-os dentro de três dias. Em caso de dúvida, jogue fora.