Se tem uma coisa que os doramas, (principalmente os coreanos) fazem bem, é nos fazer chorar. Alguns nos últimos episódios, ou no último episódio especificamente, como é o caso de Uncontrollably Fond. Ou em praticamente todos os episódios como no dorama que vamos resenhar aqui hoje: “May I Help You?”.

 

“May I Help You?” (em coreano : 일당백집사 ) é uma série de televisão sul-coreana dirigida por Shim Soo-yeon e estrelada por Lee Hye-ri e Lee Jun-young. Tem 16 episódios e foi ao ar de 19 de outubro de 2022 a 22 de dezembro de 2022.

Esse drama conta a história de Baek Dong Joo, uma ex-atleta de ping-pong que teve que abandonar o esporte por causa de uma lesão e começa a trabalhar numa casa funerária. No seu primeiro dia de trabalho ela descobre que tem um estranho dom: ao tocar nos mortos eles “despertam”. O que a faz entrar em pânico e fugir. Mas a voz do primeiro morto não sai de seus ouvidos e a má sorte começa a acompanhá-la. É quando ela decide retornar, quase um ano depois ao trabalho na funerária e atender aos pedidos dos mortos. Ela tem que ajudar 21 pessoas, e só assim poderá voltar a ter uma vida normal novamente.

Foto: Divulgação

Kim Tae Hee é um faz-tudo na empresa de seu tio: ‘A Dime a Job’. Eles pegam todos os tipos de trabalho a fazer, desde que não seja nada ilegal. E é assim que Kim Tae Hee conhece Baek Dong Joo, quando ele é contratado pelo namorado dela para dar o recado de término de namoro. Seus destinos continuam se cruzando diversas vezes e eles começam a desenvolver sentimentos um pelo outro. Enquanto ele tenta seguir a sua vida e ela tenta conceder os desejos de seus “clientes”.

Foto: Divulgação

É um dorama bastante emocional, como costumam ser os doramas com esse tema. É difícil falar de morte e não se emocionar com tudo que as pessoas deixam para trás. E como os vivos tentam superar a perda de pessoas que tanto amaram.

Recomendo muito esse dorama, mas aviso: você vai chorar rios em praticamente todos os episódios. E as coisas pioram ainda mais quando vai chegando ao fim. Aí é só litros e mais litros, ao ponto de desidratar de tanto chorar.

 

Aqui começam os spoilers, então se você não quer começar o dorama já sabendo alguns pontos importantes, recomendo que pare por aqui e corre lá assistir. Eu garanto que vai valer a pena!

 

Bom, então vamos lá!

 

História central e personagens principais.

Confesso que comecei esse dorama meio no susto, sem expectativa alguma. E me surpreendi positivamente.

A história em que giram praticamente todos os personagens (o acidente do primeiro falecido que teve contato com a Baek Dong Joo) é muito bem escrita. Talvez enrole um pouco a partir do episódio 12, já que eles poderiam ter resolvido toda a situação muito antes e mesmo assim manter a atenção do público. Mas tirando isso, os escritores conseguiram unir muito bem as histórias de todos os 21 mortos que Baek Dong Joo tem que ajudar e não perder muito o foco nos personagens principais.

Falando neles, não espere altas doses de romance entre Baek Dong Joo e Kim Tae Hee.  Os primeiros episódios seguem uma linha mais cômica e até entendo porque alguns decidem parar de assistir no meio do caminho. já que foi introduzido um triângulo amoroso que ao meu ver não fez muito sentido. Além de ser cruel com a personagem, já que na minha opinião pessoal ela tinha todos os motivos para não desistir do Kim Tae Hee, já que ele nunca foi claro dos motivos pelos quais ele terminou com ela.

Foto: Divulagação

Depois que a ex some do mapa, o casal principal começa a ter um pouco mais de cenas, mas nada muito “wow”, o básico para sabermos que eles estão juntos e é isso. Nos últimos episódios. em especial no episódio 16 é que vimos uma interação mais madura e o quanto ambos estão lá um para o outro. Ajudando a superar as crises e a voltar a ter uma vida normal.

Foto: Divulgação

 

Destaques do dorama:

A temática do dorama por si só já é um destaque, mas eu gostei muito da forma como eles trouxeram alguns casos que normalmente não são muito explorados em dramas com fantasmas: vítimas de abuso, mulheres grávidas e também os diferentes pontos de vista de cada religião sobre um tema tão sensível como a morte.

 

Embora “May I Help You?” possa te fazer chorar diversas vezes, até mesmo em momentos diferentes de um mesmo episódio; um dos destaques é o alívio cômico trazido pelo tio do Kim Tae Hee: Vincent / Lee Hyang Bok, interpretado pelo Lee Kyu Han e pelo tio da Baek Dong Joo: Michael, interpretado pelo Oh Dae Hwan.

Foto: Divulgação

Final de “May I Help You?”

Normalmente eu coloco nas resenhas praticamente tudo sobre o final do dorama, já que na grande maioria das vezes minhas resenhas são de doramas de 3, 4 anos atrás. No entanto, no momento em que escrevo essa resenha, “May I Help You?” apenas acabou de ser exibido, menos de uma semana atrás. Então não é justo com os novos dorameiros que estão assistindo ainda. Talvez no futuro eu volte aqui e descreva o final, até para aqueles que não entenderem muito bem.

O que posso dizer é que o final é muito mais emocional do que você pode imaginar. São cenas de partir o coração, então preparem os lencinhos e não tenha vergonha de soluçar. Todas as pontas soltas se encaixam, o final explica muito bem o porquê da Baek Dong Joo ter o dom. E te deixa com um saborzinho amargo, uma mistura de “como assim já acabou?” e “por que acabou?”.

E é isso. Assistam esse dorama maravilhoso porque realmente vale a pena e vocês não irão se arrepender.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *